Quais são os tipos de aparelhos ortodônticos dentários?

Seguem os principais tipos de aparelhos ortodônticos dentários: lingual, fixo metálico, removível, alinhadores, porcelana, safira e autoligado.

Aparelho lingual

Esse aparelho, também denominado de aparelho invisível, é comumente utilizado por pessoas que se envolvem com a prática diária de esportes de alto impacto como é o caso de atletas de luta e futebol.

A razão para isso é que o aparelho lingual diminui os riscos de lesionamento, caso se tenha algum contato direto com objeto ou impacto com outra pessoa que possa machucar. 

O aparelho lingual é semelhante ao tipo de aparelho fixo tradicional, pois é elaborado em material metálico, tem fios, bráquetes, além das tradicional borrachinhas mas o que diferencia o aparelho lingual do tradicional é que ele é posicionado na parte interna dos dentes. Dessa maneira, o paciente pode passar todo o tratamento ortodôntico sem que outras pessoas percebam que ele está usando aparelho. Mas, por ser posicionado na parte lingual dos dentes, ele requer uma higienização mais atenciosa.

Aparelho removível

Durante o tratamento ortodôntico,  existem duas etapas principais: a fase ativa e a de contenção. A primeira diz respeito à utilização do aparelho que vai efetivamente realizar o alinhamento da arcada dentária.

A segunda etapa é implementada depois da utilização do aparelho e tem apenas o objetivo de manter o resultado já alcançado. O aparelho móvel é o instrumento utilizado para essa fase de contenção.

Ele geralmente é utilizado no período noturno e não existe uma regra que defina quanto tempo é necessário de uso do aparelho móvel. Apenas com uma avaliação do dentista é possível perceber quanto gradualmente deve ser usado esse aparelho.

Aparelho fixo metálico

Esse é um dos tipos de aparelho dentário mais usados pela população. Não é à toa que esse aparelho fixo metálico traz resultados bastante interessantes e consegue resolver a maioria dos tipos de desalinhamento dentário.

Ele é composto por fios, bandas, bráquetes, além das borrachinhas. Esse aparelho precisa de uma higienização correta para evitar o acúmulo de resíduos, que eventualmente pode desenvolver cárie e doenças periodontais. 

Alinhadores dentais

Alinhadores dentais são aparelhos transparentes que servem para corrigir a posição dos dentes sem a necessidade de colar peças fixas. É como uma moldura do dente transparente. O nome comercial mais conhecido é o Invisalign.

Aparelho fixo em porcelana

É um aparelho fixo colado nos dentes, com tratamento similar ao aparelho metálico, porém ele é branco, muito estético!

Aparelho fixo em safira

É outra modalidade de aparelho fixo em porcelana. O aparelho de safira é extremamente estético, praticamente transparente, sendo dos aparelho fixos em porcelana, o mais estético de todos. O tratamento é similar o metálico, com as consultas periódicas para ajustes e apertos.

Aparelho fixo autoligado

Os aparelhos autorizados são a última tendência de aparelhos fixos porque tem a vantagem de não precisarem de borrachinhas (ligaduras elásticas) e por isso são estéticos, higiênicos e rápidos. Existe a versão totalmente no metálico e tem a versão em porcelana. Ambas com ótimo desempenho, variando somente a estética oferecida.

Esses foram alguns tipos de aparelho dentário. É importante destacar que o preço do aparelho é relacionado a multifatores. O custo de mão de obra do dentista e o material de fabricação são os que mais interferem no valor pago pelo aparelho. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *