A Harmonização Facial é o conjunto de técnicas para melhorar o aspecto do rosto, lábios, mento e estruturas anexas ao sorriso. Com a melhora do rosto como um todo, a beleza do sorriso enaltece.

Ter um sorriso bonito e uma pele saudável são desejos de muitas pessoas hoje em dia. Para alcançar esses objetivos estéticos, diversas tecnologias foram desenvolvidas e estão disponíveis tanto em clínicas de beleza e clínicas médicas quanto em clínicas odontológicas. É o caso da toxina botulínica (Botox), do preenchimento com ácido hialurônico, fios de sustentação e da aplicação de ativos para reestruturação da pele e colágeno. Neste post vou falar do Botox e dos preenchedores, já que são os mais utilizados.

Esses procedimentos, embora tenham diferenças substanciais, são comumente considerados como idênticos pelo público. No entanto, há diferenças quanto à substância aplicada, à duração do efeito do tratamento e a quem eles são recomendados.

Afinal, o que é toxina botulínica (Botox)?

O termo Botox se refere a uma marca registrada da primeira e mais famosa toxina botulínica aprovada no Brasil. Essa substância é responsável por inibir a contração de determinados músculos da face e é oriunda de uma bactéria chamada Clostridium Botulinum.

A popularidade da marca Botox foi tão grande que seu nome acabou se associando naturalmente à toxina botulínica. 

O que é o preenchimento na harmonização facial?

O preenchimento facial é um procedimento dentro da harmonização facial que visa o embelezamento e a reestruturação da pele envelhecida. É feito com a substância chamada ácido hialurônico, que está presente de forma natural no corpo humano, mas que, com o passar da idade, vai sumindo do corpo. 

O acido hialurônico é uma molécula que tem o potencial de atrair a água e se comporta como um lubrificante, absorvendo o choque em partes do corpo, como nas articulações.

Além dessa região, o ácido hialurônico também está presente na pele, onde ele tem a função de preencher o espaço entre as células, aparentando viço e pele jovem.

É por isso que uma pele com considerável quantidade de ácido hialurônico consegue ter um aspecto liso, elástico e hidratado. Quando ocorre a queda dos níveis dessa substância no corpo, surgem as tão temidas rugas. 

Quais as diferenças entre Botox e preenchimento facial dentro da Harmonização Facial?

Como vimos, a diferença básica entre Botox e preenchimento facial é o tipo de substância utilizada. Mas existem outras diferenças significativas entre esses dois procedimentos. Vamos ver mais detalhes a seguir. 

Em relação à sua indicação

O Botox tem uma indicação mais voltada para a prevenção e também para as linhas de expressão do rosto promovidas pela movimentação dos músculos faciais, as famosas rugas dinâmicas, que aparecem quando há a contração muscular. Ele é recomendado a partir dos 25 anos de idade ou para aquelas pessoas jovens que já apresentam os primeiros sinais de envelhecimento. 

Já o preenchimento facial é mais indicado para consertar marcas já existentes, ou seja, as rugas estáticas, quando a presença dela ocorre independente da contração muscular. É recomendável tanto para reduzir as marcas de expressão quanto para aumentar o volume de certas regiões do rosto, conforme se observa na técnica de harmonização facial. O preenchimento facial é indicado para aqueles que têm acima de 25 anos de idade. 

Procedimento

Na harmonização facial, a aplicação do Botox dura em média 30 minutos e é considerada bastante rápida e indolor, sem deixar nenhuma cicatriz. Durante o procedimento o profissional responsável vai selecionar os pontos específicos e injetar a quantidade ideal da substância. Utilizamos anestesia tópica em forma de pomada.

O preenchimento facial é feito de maneira parecida. A diferença está nas dimensões da pele que são aplicadas a substância. Por exemplo, é possível aplicar na superfície, na derme profunda e até no tecido subcutâneo.

Para isso são disponíveis vários calibres e diversas tamanhos das agulhas e cânulas para realizar a aplicação. No caso do preenchimento nos lábios é necessário o uso de anestesia simples e em outras regiões, somente se o paciente achar importante. Utilizamos a anestesia tópica e a anestesia infiltrativa (como nos tratamento odontológicos).

Contra-indicações

O Botox não é recomendado para as pessoas que têm alergia a toxina botulínica, o que é bastante raro. Outra contraindicação é para mulheres grávidas e em aleitamento. Também não se recomenda a aplicação do Botox na região onde se encontra inflamada ou infectada. 

As contra-indicações para o preenchimento facial são mais restritivas. Por exemplo, não se recomenda o preenchimento facial em pessoas com doenças auto-imunes, grávidas lactantes e pessoas com alergia a qualquer componente da formulação da substância. 

Duração dos tratamentos

Os primeiros resultados do Botox já podem ser visto com 72 horas após o procedimento mas a ação completa dela ocorre com 15 dias após a aplicação. A substância botulínica pode durar entre 4 e 5 meses, sendo necessária a reaplicação depois desse período. 

Já o preenchimento facial tem duração superior ao do Botox. Ele varia de acordo com o local e produto utilizado, agindo por no mínimo 9 meses.

Regiões tratadas

Enquanto que o Botox é mais aplicado com objetivo de relaxar áreas que sofreram com a movimentação dos músculos faciais, o preenchimento facial é aplicado nas marcas de envelhecimento.

É justamente por conta dessa característica que, em alguns casos, esses dois procedimentos são utilizados de forma conjunta para tentar amenizar os sinais do envelhecimento e melhorar a elasticidade da pele.

Dentista pode fazer aplicação de Botox e preenchedores? A harmonização facial é uma especialidade da odontologia?

Se você está se sentindo desconfortável com aparência da sua pele que está mais com aspecto envelhecido ou flácido, você pode procurar uma clínica odontológica. Isso mesmo! A especialidade que cuida desta área chama HARMONIZAÇÃO ORO FACIAL, também conhecida como HOF.

Recentemente foi aprovada a aplicação de Botox como um procedimento realizado em consultórios odontológicos para fins estéticos funcionais. Isso quer dizer que o dentista está habilitado e tem total autorização para fazer os procedimentos.

No entanto, no momento de escolher uma clínica para fazer esse procedimento é fundamental se informar sobre a qualidade da estrutura que a clínica oferece. 

Ou seja, é importante contar com clínicas que estão efetivamente especializadas na aplicação e oferecem o melhor qualidade da substância a ser aplicada. É o caso da OdontoCompany Praça da Árvore, a única rede de clínicas odontológicas na América Latina que faz o uso da marca Botox. 

Vimos até aqui algumas informações sobre o Botox e preenchimento facial. Embora seja um procedimento bem simples, o paciente que recebeu aplicação de botox dever tomar alguns cuidados após aplicação no rosto. Não fazer atividade física e evitar viagens de avião, não fazer massagens na área, não deitar por 4 horas, por exemplo, estão entre as recomendação temporárias.

Sempre peça as orientações pós-procedimentos ao profissional que te atendeu e siga-as!!!

fonte: blog.odontocompany.com

Comentários desligados



Comentários fechados.