Há diversos alimentos que escurecem os dentes. Segue uma lista dos mais comumente utilizados. E no final eu explico o que pode ser feito para você continuar consumindo estes tipos de alimentos e ao mesmo tempo ter seus dentes sempre brancos.

1. Café

café é a bebida favorita de grande parte das pessoas. Há quem não abra mão de algumas xícaras durante o dia. No entanto, o consumo excessivo pode deixar seus dentes amarelados ou escurecidos ao longo do tempo.

Claro que isso não significa que você deve abrir mão de seu cafezinho, mas procure não consumi-lo em excesso e, sempre que possível, acrescente leite para amenizar os efeitos negativos da bebida.

2. Refrigerante

refrigerante também está na lista de alimentos que escurecem os dentes. Isso porque a bebida é muito ácida e rica em corantes. Por isso, causa a corrosão do esmalte e da dentina, deixando o sorriso escuro.

3. Vinho tinto

vinho também é uma bebida bastante apreciada, mas que se consumida em excesso pode deixar seus dentes escuros e manchados. Isso porque o vinho tem ácidos em sua composição que corroem o esmalte dos dentes.

4. Doces

Na lista posso incluir balas, sorvetes, chicletes, bolachas e diversos outros tipos de comidas ricas em açúcar.

O motivo para o problema é que as bactérias presentes na boca transformam os resíduos de açúcar em ácidos que destroem o esmalte dentário, causando o escurecimento e as manchas nos dentes. 

5. Beterraba

beterraba é um alimento bastante pigmentado. Por isso, seu consumo excessivo, aumenta as chances de os dentes escurecerem.

6. Açaí

Quem não gosta de um creme de açaí bem gelado em dias quentes? Realmente é uma delícia! No entanto, o preparo do alimento leva ingredientes como xarope de guaraná, leite condensado, chocolate e frutas cítricas. Isso deixa uma tigela de açaí cheia de açúcar.

Além disso, o açaí tem uma cor muito forte, o que contribui, em conjunto com a quantidade de açúcar, para prejudicar a beleza de seu sorriso.

7. Shoyu

O Shoyu por ser muito pigmentado também favorece o escurecimento dos dentes. Há quem coloque shoyu em tudo, e por efeito acumulativo, os dentes escurecerão.

Mas então o que fazer, se você ama estes tipos de alimentos?

Primeiro pensar em um consumo mais moderado.

Não menos importante é a higiene bucal adequada após cada alimentação, já que os pigmentos ficam depositados em toda a boca, portanto seus dentes ficam banhados por pigmentos por mais tempo. Você já notou como a sua língua fica da cor do alimento que você consumiu?

E por fim, fazer clareamentos dentários e limpeza dental profissional com regularidade. Isso fará com que você tenha sempre um sorriso limpo, saudável e branco, independente das preferências alimentares!

fonte: www.odontotocompany.com modificado por saudeimplantes.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *